29 março 2007

Ministro da Educação recebe Classmate da Intel




O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu um exemplar do "laptop" educacional da Intel, o Classmate PC.

O computador foi entregue pelo Sr. Oscar Clarke, presidente da Intel no Brasil.

No encontro, Clarke confirmou uma nova doação de 800 "laptops" Classmate para o Ministério da Educação testar as funcionalidades pedagógicas em escolas públicas de Piraí, no Rio de Janeiro e em Palmas, Tocantins.

27 março 2007

Neo apresenta solução para "computador educacional"





Segue configuração do protótipo da Neo Tecnologia (sede em Divinópolis/MG) para o "computador educacional" de baixo custo. De acordo com testes realizados pelos engenheiros do CEUB, o equipamento Neo possui o mesmo desempenho de um Pentium 4.

Hardware:
• Gabinete small footprint, sem partes móveis,210X297X50 mm, fonte externa.
• Placa mãe Neo810E2 versão 1.0
• Processador Intel® Celeron® 800 MHz ou VIA® 1000 Mhz fanless
• 256 Mb RAM (suporta até 2 GB RAM)
• 2 GB armazenamento de dados em estado sólido
• CD-ROM
• 2 conectores USB 2.0
• Conector de infra-vermelho
• Porta paralela EPP/ECP
• Conector externo serial DB9
• Porta Mini Din para mouse
• Porta Mini Din para teclado
• Entrada e saída de áudio. Saída audio digital 5.1
• Entrada de Microfone
• 1 Slot PCI
• 2 controladores IDE para 4 dispositivos
• Acelerador gráfico (Roda aplicativos 3D - Quake3 Arena por exemplo)
• Vídeo UXGA até 1600x1200 pontos 16 bpp em monitores CRT não entrelaçados e LCD.
• Saída de vídeo de até 800x600 pontos e alta resolução de cores e definição - Conector RCA (Vídeo composto) S-Vídeo (Y/C), em NTSC e Pal-B, G, H, I, M e N.
• Porta LAN Ethernet® 10/100 Mbps
• POrta LAN/MAN/WAN sem Fio 802.11 a/b/g
• Modem padrão ITU V.92 em interface AMR
• Receptor multinorma (ISDB-T,DVB-C,DVB-T,ATSC + TV analógica)
• Wake-On-Lan, Wake-On-Ring ready.
• Leitor/gravador de midias flash (Nand ou Nor)

Opcionais:
• Disco rígido convencional
• Armazenamento de dados em estado sólido até 32 GB
• CD-ROM, DVD-ROM
• CD/DVD-RW
• Modem ADSL Interno
• Cable modem interno
• Conexão wireless ZigBee Mesh
• Leitor/gravador de SmartCard on board
• Conexão via rede elétrica 14 Mbps (PLC)
• Captura de TV/Rádio
• Teclado sem fio com TrackBall
• Head set para VOIP / multimídia
• Câmera para video-conferência / multimídia

Software:
• Sistema Operacional Neo Linux - distribuição Linux desenvolvida para o Neo, que ocupa 125 MB de espaço no disco, incluindo softwares como editor e processador de texto, planilha, desenho vetorial, navegador web com Java script e applets, editor e visualizador de imagens, videoconferência, tocador de midias e todos os outros softwares normalmente usados no dia a dia.
• Sistema Operacional Windows 98 SE, Windows XP, Windows XP Starter Edition, adaptados pela Neo.

Intel anuncia Classmate PCs em mercados emergentes



Fonte: http://www.adnews.com.br/teste/novo/news2.asp?Cod_Noticia=44868


A Intel Corporation anunciou que os classmate PCs baseados na tecnologia Intel já estão sendo fabricados em larga escala para os mercados emergentes. Esses PCs de baixo custo e com todas as funções, baseados no processador Intel Celeron M, são os primeiros computadores móveis orientados para a educação a ser produzidos em larga escala para Brasil e México. O classmate PC baseado na tecnologia Intel auxilia os ambientes de aprendizado colaborativo, especialmente para escolas do ensino fundamental, e é parte do contínuo compromisso e da dedicação da Intel para equipar as crianças de todo o mundo com a tecnologia que ajudará a melhorar o aprendizado e o desenvolvimento. A Intel também planeja realizar experimentos com o classmate PC baseado na tecnologia Intel em mais de 25 países nesse ano, incluindo Chile, China, Índia, Indonésia, Malásia, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Tailândia, Turquia e Vietnã. Esse ano a Intel planeja disponibilizar classmate PCs em diversos idiomas, incluindo: inglês, árabe, chinês simplificado, português, russo, espanhol, tailandês e turco.

O classmate PC baseado na tecnologia Intel é parte do Programa World Ahead da Intel que busca combinar a tecnologia, o currículo e os professores para melhorar a educação nos países em desenvolvimento. A Intel trabalhará com esses países para estabelecer planos que incluam o trabalho com a indústria local, visando a oferecer conectividade à Internet e treinamento profissional para os professores sobre o uso efetivo da tecnologia. O objetivo é melhorar o ensino por meio do programa Intel Educação e do desenvolvimento criativo de planos de aula, atividades e conteúdo local, como o aproveitamento do currículo de ciências e matemáticas baseado no Intels skoool. O Intels skoool é uma ferramenta digital on-line premiada, voltada ao aprendizado, que oferece uma solução escalável, multimídia e multi-dispositivos para melhorar o ensino e o aprendizado de matemáticas e ciências.

O Programa World Ahead da Intel é a abrangente estratégia da companhia para levar todo o valor da tecnologia para todas as pessoas, em todo o mundo. Focado nas pessoas das comunidades em desenvolvimento de todo o mundo, ele integra e amplia os esforços da Intel para acelerar o progresso no uso da tecnologia em quatro áreas: acessibilidade, conectividade, educação e conteúdo. A Intel investirá mais de USD 1 bilhão nesse programa ao longo dos próximos 5 anos. A Intel também está trabalhando com ministérios da educação em mais de 30 países para treinar 10 milhões de professores, até o final da década, sobre como aplicar a tecnologia para melhorar o aprendizado, potencialmente beneficiando mais de 100 milhões de estudantes.

25 março 2007

Como serão as aulas no futuro?



Vídeo intitulado "Remapping the Universe", por Jeff Han.
Duração: 03 min 32 seg

Confira em: http://link.brightcove.com/services/link/bcpid533361602/bctid422563006

ou

22 março 2007

Blog do Jaime Balbino: Mobilidade em Educação



Divulgo blog sobre o tema "Mobilidade em Educação", do Jaime Balbino.
http://mobeduc.blogspot.com/

Há um "post" (que virou comentário por aqui) sobre outros relatos de experiências de computação 1:1, além do Maine/EUA.
http://mobeduc.blogspot.com/2007/03/relatos-prticos-do-uso-da-mobilidade-em.html

[ ]s.

Oficina do Classmate/Intel para Assessores Pedagógicos do MEC





Data:
22 de março de 2007

Local:
Sede da Intel em São Paulo/SP

Participantes:
José Armando Valente - Unicamp
Léa da Cruz Fagundes - UFRGS
Maria de Fátima Simas Malheiro - SEB/MEC
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida - PUC/SP
Mauro Cândido Moura - SEED/MEC
Paulo Gileno Cysneiros - UFPE
Roseli de Deus Lopes - USP
Simão Pedro Pinto Marinho - PUC/MG
Stela Conceição Bertholo Piconez - USP

21 março 2007

You Tube - Web 2.0 ... The Machine is Us/ing Us



Vídeo sobre o que é a Web 2.0, por Michael Wesch.
Duração: 04 min 31 seg

Confira em:

http://www.youtube.com/watch?v=6gmP4nk0EOE

ou

Portaria do GT - Assessores Pedagógicos





Publicada no Diário Oficial da União de 21 de março de 2007, Seção 2, pág 9.

PORTARIA No. 8, DE 19 DE MARÇO DE 2007

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA usando das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria GM n.º 1089, de 04 de abril de 2005, publicada no Diário Oficial da União, Seção 2, de 06 de abril de 2005, e considerando da prerrogativa conferida e este órgão no arigo 25, inciso III do Decreto nº 5.159, de 28 de julho de 2004, resolve:

Art. 1º. Compor grupo de trabalho com o objetivo de assessorar pedagogicamente a elaboração do documento básico do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, bem como realizar o acompanhamento e a avaliação das experiências iniciais a serem implantadas.

Art. 2º. Designar para compor o referido Grupo de Trabalho, sob a coordenação do primeiro, como representantes do Ministério da Educação:
I. Espartaco Madureira Coelho - SEED/MEC;
II. Francesca Lóes - SEED/MEC;
III. Carmem Prata - SEED/MEC;
IV. Maria de Fátima Simas Malheiro - SEB/MEC;
V. Márlúcia Delfino Amaral - SEB/MEC.

Como assessores pedagógicos:
I. José Armando Valente - Universidade Estadual de Campinas;
II. Julíbio David Ardigo - Universidade do Estado de Santa Catarina;
III. Léa da Cruz Fagundes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
IV. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;
V. Maria Helena Cautiero Horta Jardim - Universidade Federal do Rio de Janeiro;
VI. Mauro Cavalcante Pequeno - Universidade Federal do Ceará;
VII. Paulo Gileno Cysneiros - Universidade Federal de Pernambuco;
VIII. Roseli de Deus Lopes - Universidade Estadual de São Paulo;
IX. Simão Pedro Pinto Marinho - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais;
X - Stela Conceição Bertholo Piconez - Universidade Estadual de São Paulo.

Art. 3º. O grupo de trabalho tem o prazo de 300 (trezentos) dias, prorrogáveis por mais 30 (trinta) dias, para apresentar os resultados no formato de documento.

Art.4º. Em eventual necessidade de deslocamento, os representantes do Grupo de Trabalho terão as despesas relativas a passagens e diárias custeadas pela Secretaria de Educação a Distância - SEED.

Art.5º. Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

RONALDO MOTA

20 março 2007

Ivan Illich e a "Sociedade sem Escolas"




Apesar de Paulo Freire propor uma revolução nos conteúdos e na pedagogia da escola tradicional, ele professava uma crença absoluta no papel da Escola como elemento catalisador da transformação social.

Entretanto, Seymour Papert (da pedagogia de projetos, da linguagem Logo e do projeto OLPC) e Ivan Illich apresentaram críticas mais radicais ao sistema escolar atual.

Para conhecer um pouco mais sobre o pensamento de Ivan Illich, achei o texto "Sociedade sem Escolas" ou "DESCHOOLING SOCIETY" (na íntegra, mas em inglês) no endereço eletrônico http://reactor-core.org/deschooling.html

19 março 2007

Comparativo dos "laptops educacionais"




Segue, tabela com um comparativo dos "laptops educacionais" avaliados pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC):

Brasileirinho / UNESP:
CPU: ARM (532 MHz)
Memória RAM: 128 MB
Armazenamento: 1 GB Flash
Peso: protótipo, em torno de 1 kg
Monitor: 7,5" LCD colorido (640x480)
Teclado: Português
Bateria: protótipo, funcionando com fonte alternativa
Portas USB: 2 portas
Rede: 10/100 Mbps Ethernet
Rede sem Fio: Wi-Fi 802.11 a/b/g
Sistema Operacional: Windows CE
TouchPad: Não, substituído por um conjunto de 10 teclas localizadas na parte frontal
Outras Características: Auto-falantes e microfone embutido no gabinete

Classmate / INTEL:
CPU: Intel Celeron M (900MHz)
Memória RAM: 256 MB
Armazenamento: 2,5 GB Flash
Peso: 1,3 kg
Monitor: 7" LCD colorido (800x480)
Teclado: Brasil ABNT-2
Bateria: 6 células Li-ion (4 horas)
Portas USB: 2 portas
Rede: 10/100 Mbps Ethernet
Rede sem Fio: Wi-Fi 802.11 b/g
Sistema Operacional: Linux (Metasys, baseado no SUSE Linux) ou Windows XP
TouchPad: Redondo, com botões direito e esquerdo
Outras Características: Auto-falantes e reconhecimento de escrita

Mobilis /Encore:
CPU: Xscale Pxa-255 (400 MHz)
Memória RAM: 128 MB
Armazenamento: 128 MB Flash
Peso: 0,75 kg
Monitor: 7" LCD colorido (800x480)
Teclado: Estilo "tablet" com 56 teclas
Bateria: Li-ion (4 horas)
Portas USB: 1 porta
Rede: Não
Rede sem Fio: Wi-Fi 802.11 b/g (mesh) e conexão GPRS (não testada)
Sistema Operacional: Linux (Fedora)
TouchPad: Não, mas com tela "touch screen"
Outras Características: Leitor de cartão SD/MMC, auto-falantes e microfone embutido no gabinete

XO/OLPC:
CPU: AMD Geode GX-500 (366 MHz)
Memória RAM: 128 MB
Armazenamento: 512 MB Flash
Peso: 1,1 kg
Monitor: 7,5" LCD colorido (640x480) Dual Mode
Teclado: US-International, Protuguês
Bateria: 5 células NIMH (2 horas)
Portas USB: 3 portas
Rede: Não
Rede sem Fio: Wifi 802.11 b/g (mesh)
Sistema Operacional: Linux (RedHat)
TouchPad: Com botões direito e esquerdo, sendo que o modo de escrita não estava funcionando
Outras Características: Leitor de cartão SD, auto-falantes, webcom e microfone embutido no gabinete

18 março 2007

Relatos da experiência com projeto 1:1 no estado do Maine/EUA





Encontrei alguns registros da University of Southern Maine sobre a "Maine Learning Technology Initiative". Esta iniciativa começou com a implantação de um projeto piloto durante a primavera de 2002, sendo que no outono de 2003 já haviam sido distribuídos mais de 17 mil "notebooks" para os professores e alunos das sétimas e oitavas séries das 240 escolas do estado.

São nove arquivos, datados de 2003 a 2005, que tratam de uma experiência realizada com "notebooks de mercado" e "software" proprietário, mas que entendo podem subsidiar uma discussão sobre o modelo de computação 1 para 1. Ou, não.

Em um dos artigos, o que trata especificamente do "impacto sobre os estudantes e o aprendizado", as várias metodologias de avaliação utilizadas (entrevistas, grupos focais, observação em sala de aula, análise de correspondências da escola para os pais (sic) e questionários na internet) demonstram que o processo foi baseado na avaliação do "grau de percepção" daqueles que responderam à pesquisa (em torno de 46% do universo estatístico).

Aparentemente, não há informações sobre um projeto educacional/pedagógico inovador ou diferenciado, nem avaliação de resultados, nem dos custos do projeto (custos de oportunidade, inclusive), temas que considero de relevância para quem quer analisar o assunto.

Em todo o caso, seguem os "links":

1) Belief Drives Action: How Teaching Philosophy Affects Technology Use in the Classroom
Aaron Gritter, April 2005

2) Research Report #1
The Impact of Maine's One-to-One Laptop Program on Middle School Teachers and Students
David L. Silvernail, Dawn M.M. Lane, February, 2004

3) Research Report #2
Laptop Use By Seventh Grade Students with Disabilities: Perceptions of Special Education Teachers
Walter J. Harris, Lori Smith, February 2004

4) Research Report #3
Trading Roles: Teachers and Students Learn with Technology
Janet Fairman, May 2004

5) Research Report #4
Use of Laptop Computers and Classroom Assessment: Are Teachers Making the Connections
Jeffrey S. Beaudry, February 2004

6) Research Report #5
Two Teachers Implement One-to-One Computing: A Case Study
Abigail Garthwait, Herman Weller, July 2004

7) The Maine Learning Technology Initiative: Impact on Students and Learning
Dawn M.M. Lane, April 2003

8) The Maine Learning Technology Initiative: Impact on the Digital Divide
Paula Gravelle, April 2003

9) The Maine Learning Technology Initiative: What is the Impact on Teacher Beliefs and Instructional Practices
Katherine Sargent, April 2003

12 março 2007

MEC recebe 200 dispositivos XO




MEC recebeu, hoje, 200 (duzentos) equipamentos XO, que serão encaminhados às Coordenadoras dos projetos piloto desses dispositivos.

O equipamento possui a seguinte configuração:
- CPU: Geode GX2 - 366 MHz;
- Memória: 128 MB DRAM; e
- Armazenamento: 512 MB Memória Flash.
-

06 março 2007

Evento em Boston/OLPC




Data:
06 a 08/março/2007

Local:
Sede da OLPC - Boston/EUA

Assunto:
Reunião com representantes dos países envolvidos com projetos piloto

Representantes do Brasil:
José Luiz M. Aquino - Presidência da República
Roseli de Deus Lopes - LSI/USP

Prováveis Países participantes:
1) Argentina;
2) Brasil;
3) Líbia;
4) Nigéria;
5) Ruanda; e
6) Uruguai.

05 março 2007

Presidente Lula recebe exemplar do Classmate PC



Lula poderá escrever e-mails neste laptop

Felipe Zmoginski, do Plantão Revista INFO
Segunda-feira, 05 de março de 2007 - 14h27

SÃO PAULO – O presidente Lula recebeu um exemplar do notebook educacional da Intel, o Classmate PC.

O computador de baixo custo foi entregue ao presidente Lula por seu assessor especial, César Alvarez.

O assessor recebeu o modelo um dia antes de entregá-lo a Lula, durante encontro com Oscar Clarke, presidente da Intel no Brasil.

No encontro, Clarke prometeu para abril a doação de 800 laptops do tipo para o Ministério da Educação (MEC). O MEC testará o uso dos computadores em sala de aula nas escolas públicas de Piraí, no Rio de Janeiro e Palmas, em Tocantins.

O modelo entregue a Lula faz parte de um lote de 31 laptops que a Intel distribuiu para membros do governo Federal.

O Classmate PC disputa com o XO, também conhecido como laptop de US$ 100 e projetado pela OLPC, os investimentos do governo Federal em projetos de educação e inclusão digital. Além das duas plataformas, um tablet PC de baixo custo da indiana Encore é testado pelo governo. Todas as plataformas baseiam-se no uso de software livre.

Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/032007/05032007-13.shl

01 março 2007

2a. Reunião com Assessores Pedagógicos



Data:
01 e 02/março/2007

Local:
Sala de Reuniões do LSI/USP

Participantes:
Carmem Prata - SEED/MEC
Jeanete Beauchamp - SEB/MEC
José Armando Valente - Unicamp
Marlúcia Delfino Amaral - SEB/MEC
Mauro Moura - SEED/MEC
Mauro Pequeno - UFCE
Paulo Cysneiros Gileno - UFPE
Roseli de Deus Lopes - LSI/USP
Simão Pedro - PUC/MG
Stella Piconez - FE/USP