14 fevereiro 2007

Serpro recebe dois protótipos do ClassMate





O presidente da Intel, Oscar Clarke, fez a entrega ao diretor superintendente do Serpro, Donizeti Rosa, de dois laptops educacionais "ClassMate".

Os equipamentos serão encaminhados ao Centro de Especialização Unix-Linux na representação do Serpro em Recife, onde passarão por testes de desempenho e software.

Segundo Oscar, a característica do Classmate é ser um computador interativo que facilitará a vida do professor e do aluno. No final de março, 800 unidades serão entregues ao MEC, que fará o repasse para duas escolas estaduais de Piraí (RJ) e Palmas (TO). O presidente da Intel salientou que "a empresa tem o comprometimento com os projetos educacionais do governo. Por isso, os aplicativos educacionais oferecem um sistema amigável, fácil de operacionalizar e preparado para operar em ambiente Linux."

O foco destes equipamentos está voltado para os ambientes educacionais dos países emergentes. "O nosso modelo experimental tem início no Brasil e, em breve, será demonstrado na Nigéria".

A empresa Metasys, responsável pelo desenvolvimento do programa, fez a apresentação das facilidades da solução em sala de aula.

Este equipamento da Intel junta-se a outros dois laptops já em estudo no Serpro: o Mobilis, desenvolvido pela empresa indiana Encore e o XO, idealizado pelo fundador e presidente da organização One Laptop per Child (OLPC), Nicholas Negroponte. Esses equipamentos pretendem contribuir para que a educação se torne mais ativa e interessante, apoiando o programa de inclusão digital do governo federal.

O Serpro, como empresa pública de tecnologia da informação e comunicações, integra o Programa UCA (Um Computador por Aluno), do governo federal, que estuda a aplicação pedagógica do computador no universo escolar brasileiro. Com a experiência de 42 anos na área de TIC, a Empresa disponibiliza ao Programa seu capital intelectual e know how tecnológico. Atualmente, o Serpro é referência em software livre.

Além do Serpro, CERTI (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), CenPRA (Centro de Pesquisas Renato Archer), LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis - USP), a Secretaria de Educação a Distância do MEC, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) participam dos testes de avaliação dando suporte e consultoria ao governo.

Comunicação Empresarial do Serpro, 14 de fevereiro de 2007

Fonte: http://www.serpro.gov.br/noticiasSERPRO/20070214_05

Nenhum comentário: