22 dezembro 2006

Projeto UCA no Jornal Nacional


Segue, texto da reportagem sobre o Projeto UCA divulgada no Jornal Nacional de hoje, 22/dez/2006. Texto disponível em:
http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1397976-3586,00.html

Teste de Computador Portátil

"Hoje, 20 crianças de São Paulo testaram um computador portátil. A opinião delas vai pesar muito na escolha do modelo a ser usado nas escolas públicas brasileiras nos próximos anos.

Já podemos, na hora do lanche, enxergar tudo que acontece nas nossas costas. Já não precisamos espiar na tela do vizinho. Todos nós, alunos e professores teremos, um dia, na escola, um computador.

“Se vai ser uma invenção revolucionária para o mundo vai ser melhor as crianças testarem do que os adultos”, diz Paula, de 10 anos.

“É o começo a gente tá aqui por dois anos o que a gente estava discutindo era um conceito inicialmente e ele se materializa agora nesse protótipo”, acredita a professora de Engenharia Eletrônica da USP, Roseli de Deus Lopes.

Parece brinquedo, mas é de verdade. É do tamanho de um livro, pesa um quilo e meio, a tela tem 7,5 polegadas e memória RAM de 128. O custo dele é de US$ 140.

Ou seja, cerca de R$ 340. A idéia é que, no futuro próximo, cada um dos 50 milhões de alunos e professores da rede pública de ensino possa ter um computador como esse.

“Imagina uma escola que pode estar desenvolvendo uma atividade com outra escola no extremo do país ou do planeta. Isso vai possibilitar que os professores possam ter uma rede onde um ajuda o outro”, comenta a professora.

“A gente sabe que vai ser uma coisa muito boa para a humanidade”, diz uma aluna.

Os pesquisadores querem também ouvir a opinião de professores e de profissionais de informática para aperfeiçoar este computador portátil como uma ferramenta de ensino."

Vídeo disponível em:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM607884-7823-N-CRIANCAS+TESTAM+COMPUTADOR+PORTATIL,00.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola, bom dia a todos. Encontrei esse blog no site www.br-linux.org. Estou postando nesse blog agora utilizando o sistema do OLPC, emulado via VMware Player. Posso dizer que o projeto tem futuro e o sistema agrada bastante em termos de usabilidade e simplicidade. Parabens pela iniciativa do blog!